Newsletter

Destaques › 06/05/2022

VERDADEIRO PASTOR

           O verdadeiro Pastor é único e eterno. É o Pastor dos pastores. É o Bom Pastor, porque é misericordioso e acolhedor. É capaz de dar a vida por amor. O Bom Pastor nos lembra o que significa ser Mãe: acolhedora, amável e sem pré-julgamentos. Tudo o que faz, faz por amor e sem nada esperar. Hoje é “Dia das Mães” e é o dia do Bom Pastor. Uma bela e feliz coincidência. Ser Mãe é ser pastora por ser capaz de dar a própria vida por amor: como o Bom Pastor o fez.

         O Evangelista João no décimo capítulo de seu Evangelho, nos apresenta Jesus como o verdadeiro Pastor que conhece as suas ovelhas e elas O conhecem.  Jesus, o bom Pastor, proclama que haverá um só rebanho e um só Pastor: assim como “Eu e o Pai somos um”.

                      Ser Bom Pastor é ser capaz de “lavar os pés”, como na Santa Ceia e de “partilhar o pão”, como os discípulos de Emaús. O sacerdote é consagrado e ungido pelo sacramento da Ordem para ser o Bom Pastor. O que o configura como Cristo Sacerdote nos Sacramentos: da Eucaristia, do Perdão e da Unção, que são próprios e exclusivos do Ministério Sacerdotal. A vocação sacerdotal é Dom e não apenas escolha pessoal. Não é uma decisão apenas humana, mas um chamado divino.

                        A Igreja tem muitas funções para serem exercidas pelos seus filhos batizados, como sacerdotes, profetas e reis nos ministérios: da Eucaristia, da Saúde, da Bênção, da Esperança, do acolhimento aos necessitados e carentes. São maneiras diversas de exercer o sacerdócio cristão do batismo, de ser bom pastor, porque “a messe é grande e os bons pastores são poucos”.

                        Dedico as minhas últimas palavras às Mães. Que este Dia das Mães e do Bom Pastor seja de Bênção da Mãe do Bom Pastor. Maria, Mãe de todas as mães. Maria abençoe e acolha como Mãe, as mães que já partiram e possam ter o descanso eterno junto ao seu Filho: o Bom e verdadeiro Pastor.

FELIZ DIA DAS MÃES, COM A BÊNÇÃO DE MARIA, NOSSA MÃE.

Frei Sergio Pagan

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X