Setembro – Mês da Bíblia

biblia_010915

 

A Bíblia é a Palavra Viva que anima a nossa vida diária e nos alimenta continuamente com a Sabedoria de Deus e auxilia-nos na caminhada para a Vida Eterna. Através dela você aprenderá sobre a história de Jesus Cristo e sua mensagem de amor.(…)

A Bíblia se divide em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Testamento significa aliança. A Bíblia apresenta a Antiga e a Nova Aliança, feitas entre Deus e os homens.

A Bíblia é, na verdade, uma biblioteca com setenta e três livros. O Antigo Testamento conta com quarenta e seis livros e o Novo Testamento conta com vinte e sete livros.

O Antigo Testamento se divide em quatro partes: Pentateuco, livros históricos, livros proféticos e livros sapienciais.

Pentateuco significa “cinco rolos”, a forma antiga do livro. O Pentateuco é formado pelos seguintes livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O Pentateuco é também chamado de Tora, isto é, Lei. Isso porque o seu conteúdo é formado por leis que deram a estrutura básica da vida de Israel, o povo de Deus.

Os livros históricos são: Josué, Juízes, Rute, Samuel, Reis, Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Éster e Macabeus. Apresentam a história desde 1230 a. C. até 1600 a. C.

Os livros proféticos são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habaduc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Os livros sapienciais são: Jô, Salmos, Provérbios, Cânticos das Criaturas, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiásticos. Sabedoria e Eclesiásticos chegaram a nós escritos em grego.

O Novo Testamento se divide em quatro partes: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse.

Os Evangelhos são quatro: de Mateus, de Marcos, de Lucas e de João. Os três primeiros são chamados de “sinóticos”, porque podem ser colocados em paralelo e lidas em conjunto.

O livro dos Atos dos Apóstolos é a continuação do evangelho segundo Lucas, e foi escrito pelo mesmo autor.

As Cartas do Novo Testamento, também chamadas epístolas, se dividem em cartas de Paulo e cartas católicas.

Paulo escreveu carta aos romanos, aos coríntios, aos gálatas, aos efésios, aos filipenses, aos colossenses, aos tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Filemon.

As cartas católicas são as cartas de Tiago, de Pedro, de João e de Judas. Também se poderia colocar aqui a carta aos Hebreus, cujo autor é desconhecido.

O Apocalipse de João é o último livro da Bíblia. Não fala do fim do mundo, mas do testemunho dos cristãos diante dos que não seguem o projeto de Deus.

 

Fonte: Jornal Porciúncula, nº 1.594

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print