Semana dos Idosos

“Até a vossa velhice continuo o mesmo, até vos cobrirdes de cãs continuo o mesmo, eu vos criei e eu vos conduzirei, eu vos carregarei e vos salvarei” (cf Is 46,4)

         
Ao iniciarmos a Semana dos Idosos iremos refletir e celebrar o protagonismo de homens e mulheres da terceira idade que, em meio a tribulações que cada avô, avó, idoso e idosa perpassaram na caminhada terrena, nos servem de inspiração em continuar a viver intensamente, mesmo em meio a pandemia que ainda nos assombra.

         Este ano, a Semana dos Idosos terá como ápice o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituída e celebrada pela primeira vez a pedido do Sumo Pontífice. Papa Francisco explica o porquê de celebrar este dia “Mesmo quando tudo parece escuro, como nestes meses de pandemia, o Senhor continua a enviar anjos para consolar a nossa solidão repetindo-nos: ‘Eu estou contigo todos os dias’. Di-lo a ti, di-lo a mim, a todos. Está aqui o sentido deste Dia Mundial que eu quis celebrado pela primeira vez precisamente neste ano, depois dum longo isolamento e com uma retomada ainda lenta da vida social: oxalá cada avô, cada idoso, cada avó, cada idosa – especialmente quem dentre vós está mais sozinho – receba a visita de um anjo!” (Pp. Francisco).

         Ora, a importância do ancião em nossa sociedade é vivente, pois a vocação não envelhece com o tempo, mas sim amadurece. E é necessário transmitir a sabedoria as novas gerações, afinal “no Evangelho de Mateus, Jesus diz aos Apóstolos: «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado» (28, 19-20). Estas palavras são dirigidas também a nós, hoje, e ajudam-nos a entender melhor que a nossa vocação é salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Atenção! Qual é a nossa vocação hoje, na nossa idade? Salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Não vos esqueçais disto.” (Pp. Francisco).

         Portanto, que nesta semana, ao olhar para o idoso, vejamos o reflexo da perseverança por aqueles que vivenciaram as tribulações ou até mesmo a solidão. Não esqueçamos de louvar, agradecer e espelhar na vida destes que nos precederam na fé, afinal “o cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa” (cf. Pr 16,31).

Saudações em Cristo!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print