Saúde: este patrimônio vale ouro

idosos_andando

 

Viver muitas décadas, alcançar grande conquistas e realizar muitos sonhos, gozando da melhor saúde e no mais completo bem-estar. Este é um desejo que muita gente, independentemente da idade, concretiza.

Se este é um sonho possível, o que precisamos fazer para realizá-lo? A resposta é simples: desde cedo cuidar bem do próprio corpo e ser responsável para com a saúde, pois tratá-la de patrimônio valioso, mais até do que riqueza material. Além disso, cuidar da saúde faz bem às finanças, já que gastos com tratamentos médicos pesam no orçamento.

O passar do tempo impõe mudanças ao nosso corpo, alterando seu funcionamento. Entretanto, o aumento da expectativa de vida mostra que o avanço da medicina e a expansão da infraestrutura básica, somados à adoção de comportamentos saudáveis, influenciam muito positivamente no tempo e na qualidade de vida atual.

Por este motivo, médicos, desportistas e psicólogos recomendam cuidados frequentes com a saúde física e mental, em geral associados a quatro aspectos:

Aprendizado
Manter o cérebro ativo, buscando sempre novos conteúdos, desafios e aprendizagens. Para isto, deve-se aumentar o interesse por novidades e intensificar a leitura sobre vários temas, aprender novos idiomas, dedicar-se a passatempos, fortalecer o convívio social e, sempre que possível, viajar para conhecer novos lugares.

Autoconhecimento
Estar em contato permanente com o universo pessoal, que é o mundo interior, onde estão os pensamentos, emoções, sentimentos, lembranças, medos e crenças. Muitas vezes, o autoconhecimento pode contribuir até para a identificação da origem e para a cura de algumas doenças físicas e mentais.

Cuidado físico
Evitar o sedentarismo, fazendo exercícios físicos regulares, na academia, em casa ou ar livre, é importante em todas as idades, mas o cuidado com o corpo vai além disto. Significa também alimentar-se corretamente, dormir as horas recomendadas para repouso, visitar o médico regularmente e fazer tudo para ter boa qualidade de vida, inclusive aceitar, com serenidade, as mudanças próprias do envelhecimento.

Relacionamento interpessoal
O entusiasmo, a amizade, a afetividade, a solidariedade e o altruísmo são combustíveis importantes para quem deseja ter vida longa. Por isto, além do aprendizado, autoconhecimento e cuidado físico, não se pode perder oportunidade para compartilhar sentimentos, anseios, esperanças e projetos com a família; conviver com os amigos, participar de grupos sociais, praticar o voluntariado e desenvolver ações solidárias. Nada melhor do que sentir útil e atuante para, em todas as idades, estar sempre dispostos a viver mais e melhor!

 

Fonte: Revista Cooperforte, julho/2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print