Palavras

palavras

Já ouvi alguém dizer: “palavras são palavras, nada mais que palavras”. Também ouvi: “são palavras que o vento leva e deixa na estrada”. Não concordo com nenhuma das duas frases. As afirmações acima parecem querer dar às palavras uma conotação de pouca ou nenhuma importância. Eu acho o contrário! As palavras são muito importantes e são um recurso maravilhoso, um privilégio, que Deus só deu aos seres humanos para que eles se comuniquem e vivam harmoniosamente.

Aí que esta o grande problema; é essencial escolher a palavra certa, no momento certo, para a pessoa certa e no lugar adequado. De preferência com baixa tonalidade.

Usar a palavra para elogiar uma pessoa engrandece a nossa alma. Faça isso sempre que houver oportunidade.

Jamais usar a palavra para humilhar alguém, pois a dor moral dói mais do que a física. Deus criou a palavra para o entendimento dos seres humanos e não para destruí-los. Infelizmente a insensatez de alguns destrói esse entendimento. É uma pena! A insensatez de alguns faz com que eles falem o que não deviam falar. Uma palavra mal falada ou mal interpretada pode levar a uma discussão, uma briga, ou até à morte! Não é isso, absolutamente, que Deus quer!

Para terminar, acho oportuno deixar aqui uma linda frase, que é verdadeira lição de vida: “Tudo que disseres deve ser pensado, mas nem tudo que pensares deve ser dito”!

Agildo Bernardes

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print