Newsletter

Artigos › 28/05/2016

Palavras

palavras

Já ouvi alguém dizer: “palavras são palavras, nada mais que palavras”. Também ouvi: “são palavras que o vento leva e deixa na estrada”. Não concordo com nenhuma das duas frases. As afirmações acima parecem querer dar às palavras uma conotação de pouca ou nenhuma importância. Eu acho o contrário! As palavras são muito importantes e são um recurso maravilhoso, um privilégio, que Deus só deu aos seres humanos para que eles se comuniquem e vivam harmoniosamente.

Aí que esta o grande problema; é essencial escolher a palavra certa, no momento certo, para a pessoa certa e no lugar adequado. De preferência com baixa tonalidade.

Usar a palavra para elogiar uma pessoa engrandece a nossa alma. Faça isso sempre que houver oportunidade.

Jamais usar a palavra para humilhar alguém, pois a dor moral dói mais do que a física. Deus criou a palavra para o entendimento dos seres humanos e não para destruí-los. Infelizmente a insensatez de alguns destrói esse entendimento. É uma pena! A insensatez de alguns faz com que eles falem o que não deviam falar. Uma palavra mal falada ou mal interpretada pode levar a uma discussão, uma briga, ou até à morte! Não é isso, absolutamente, que Deus quer!

Para terminar, acho oportuno deixar aqui uma linda frase, que é verdadeira lição de vida: “Tudo que disseres deve ser pensado, mas nem tudo que pensares deve ser dito”!

Agildo Bernardes

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.