Newsletter

Destaques, Notícias gerais › 02/09/2018

Saiba mais sobre a Bíblia

biblia

PALAVRA DE DEUS: Livro inspirado por Deus. Livro Sagrado. O Livro dos livros mais lido na história da humanidade e o mais traduzido.

QUEM ESCREVEU? Foram muitos os escritores: Sacerdotes, Reis, Pastores, Apóstolos, Evangelistas, agricultores, operários, pescadores. Muitos escreveram, mas sempre sob a inspiração divina.

QUANDO FOI ESCRITA? Demorou mais de mil anos. Começou por volta do ano de 1250 AC e o ponto final foi colocado pelo ano 100 DC. Antes de ser escrita foi transmitida oralmente pelas famílias.

ONDE FOI ESCRITA? Foi escrita em muitos países e regiões diferentes. A maior parte foi escrita na Palestina, Terra do povo escolhido, do povo hebreu. Partes foram escritas: na Babilônia, no Egito, na Síria, na Grécia e na Itália.

EM QUE IDIOMA FOI ESCRITA? Basicamente foi escrita em três idiomas diferentes: hebraico, aramaico e grego (Sabedoria e NT).

QUAL O ASSUNTO DA BÍBLIA? São quatro assuntos fundamentais: o histórico, o literário, o doutrinal e o cristão. Envolvem Salmos, Provérbios, Cânticos, Cartas, Sermões, Poesias, Parábolas, Contratos, Leis, Liturgia, Genealogia, em síntese a História do ser humano em busca da salvação.

QUAL A MENSAGEM CENTRAL? Deus presente na história da humanidade. Deus único e verdadeiro, do amor e do perdão. Deus que envia seu Filho para resgatar a humanidade e reconduzir a salvação. O Cristo ressuscitado, vivo e presente na história do homem.

COMO A BÍBLIA ESTÁ DIVIDIDA E ORGANIZADA? São 73 livros (46 AT e 27 NT).

O AT está dividido em:

– 5 livros que formam o Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (Desde a Criação do mundo até a morte de Moisés).

– 16 livros históricos: Josué, Juízes, Rute, 2 de Samuel, 2 dos Reis, 2 de Crônicas, Esdras, Neemias, 3 de Tobias, Judite, Ester e 2 de Macabeus.

– 7 Sapienciais: Jo, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico (Sirac).

– 18 Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Abacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O NT está assim dividido:

– 5 livros históricos: os 4 Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João e o Livro dos Atos dos Apóstolos (o nascimento da igreja cristã).

– 21 cartas dos Apóstolos: 14 de Paulo: Romanos, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 2 Tessalonicenses, 2 Timóteo, Tito, Filêmon, Hebreus.

Outras Cartas: Tiago, 2 de Pedro, 3 de Joao e de Judas.

– 1 Livro Profético: Apocalipse de João.

 

Frei Sergio Pagan

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.