Newsletter

Destaques › 14/01/2022

O SINAL DAS BODAS DE CANÁ

            “Este foi o início dos sinais de Jesus”. É assim que o Evangelista João termina a narrativa das Bodas, do Casamento, de Caná da Galileia. Sinal é sempre uma indicação que aponta para o que ele não é, mas para uma realidade que pode ser encontrada, vista, apalpada. Essa realidade pode estar distante ou até próxima do sinal. Para entender o sinal convém que se veja bem tudo que ele está indicando. Vejamos:

A narrativa das bodas tem muitos personagens envolvidos: A mãe de Jesus, Jesus, os discípulos, os que serviam, o mestre-sala, o noivo. Não se fala da noiva, nem dos convidados. Mencionam-se também as talhas vazias, o vinho que veio a faltar e a água para encher as talhas, transformada depois em vinho.

Papel importante têm Maria que dirá a Jesus que o vinho está faltando e dirá aos que serviam que fizessem tudo que Jesus dissesse; Jesus que ordena que as talhas sejam enchidas e o conteúdo delas levado ao mestre-sala; o mestre-sala que, espantado, dirá ao noivo que primeiro se serve o vinho melhor e por último o vinho bom, mas ali estava acontecendo o contrário. No entender dele, o noivo tinha guardado o melhor vinho para o auge da festa.

Pode-se também perceber que no texto aparece o contraste do vazio e do cheio; do ruim e do melhor.

Um texto, portanto, carregado de indicações para nos aproximarmos daquilo que o sinal indica. E isso não é fácil. Mas convém nos perguntarmos:  Quem seria o vinho abundante? Para quem se destina esse casamento que chega à plenitude com o vinho melhor? Quem é a noiva invisível, silenciosa e não mencionada em todo o relato? Quem são os serventes que devem fazer tudo que Jesus disser, como condição básica sem a qual as talhas não serão enchidas e o vinho não será servido? Outras tantas perguntas podem ser feitas. E quem sabe, concluiremos que muitas situações podem ser inseridas no relato do sinal.

Uma boa reflexão para todos nós. E não falte na nossa vida a abundância do vinho: Jesus. Quem sabe, somos nós a esposa com quem o noivo fará a mais gratificante festa em todos os momentos e nos servirá seu melhor vinho!

Frei Salésio Hillesheim

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X