O Coração do Ressuscitado

Queridos irmão e irmãs,

Celebramos, nesta semana, a Solenidade do Sagrado Coração: amado seja por toda parte o Sacratíssimo Coração de Jesus, eternamente!

Quero partilhar com vocês, uma reflexão que fiz com a Comunidade dos Missionários do Sagrado Coração de El Salvador, na América Central, cujo tema é o Coração do Ressuscitado.

Para falarmos do Coração do Ressuscitado, precisamos lembrar que este Coração é o mesmo do Crucificado, pois o Ressuscitado é o mesmo Crucificado. É o Coração que veio até nós, para nos salvar, e que foi sempre doação, abertura e compaixão com os que sofrem. Veio para salvar, resgatar e amar e humanizar a humanidade.

Um coração que se doou tanto, que no final da sua vida, como nos ensina o evangelho de João, foi transpassado por um lança e de seu lado aberto, saiu sangue e água (cf. Jo 19,34). Isto é, saiu tudo, tudo foi jorrado e doado a nós, para nossa salvação.

Também, pelas frestas de seu Coração aberto pela lança, podemos ver o Coração de Deus. Conhecemos Deus e seu amor, sua misericórdia, seu perdão, através do Coração de Jesus.

O Coração do Ressuscitado é o coração aberto que se deixa tocar: “Tomé, põe o seu dedo no meu lado e não seja incrédulo, mas fiel” (Cf. Jo 20,27).

O coração do Ressuscitado deseja a paz: todas as vezes que Jesus Ressuscitado aparece a comunidade apostólica ele sempre diz:  “A paz esteja convosco!” (Cf. Jo 20,19).

O Coração do Ressuscitado é o coração que entra em nossa história, participa de nossa caminhada, nos dá ânimo para recomeçar e é capaz de ficar conosco e sentar-se à mesa para partilhar a vida e o alimento como o Cristo fez com os discípulos no caminho de Emaús (Cf. Lc 24,13-35).

O Coração do Ressuscitado é capaz de nos esperar depois de um dia ou uma noite de trabalho, e preparar uma refeição, como Cristo fez ao lado do lago de Genesaré, ao esperar a pesca de Pedro e João preparando uma refeição, depois de uma noite perdida de trabalho (Cf. Jo 21,9).

O Coração do Ressuscitado confia em nós, apesar de nossa fraqueza e limites e nos dá uma missão como deu a Pedro dizendo “Apascenta as minhas ovelhas”. Enfim, o Coração do Ressuscitado é o coração que pede apenas uma coisa. Simão Tu me Amas?  E podemos responder ao Coração do Ressuscitado, Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo! E o Senhor confia e confirma: “apascenta as minhas ovelhas” (Cf. Jo 21,15-19).

Quem ama o Coração de Jesus Ressuscitado é capaz de se doar aos irmãos. Sobretudo, com amor e confiança, neste tempo de Pandemia e sofrimento de nosso povo.

Servi ao Senhor com alegria!

Dom Manoel Ferreira dos Santos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print