Newsletter

Notícias da Paróquia › 08/05/2015

Nosso Ontem, Hoje e Amanhã

Igreja Porciúncula de Sant'Ana

Igreja Porciúncula de Sant’Ana

Chegamos ao final da Semana Especial de Celebrações e Orações que teve a graça do Jubileu Áureo da Paróquia Porciúncula de Sant’Ana como centro de referência.

Recordamos a Porciúncula de ontem, tão vigorosa nas mãos dos construtores e na ajuda financeira dos moradores da região que nos legaram esse patrimônio invejável do ponto de vista de espaços e louvável pela modéstia e bom gosto. Trouxemos para o presente tantas vidas que se envolveram na construção: projetistas, arquitetos, engenheiros, artistas, sacerdotes, membros dos Conselhos da Igreja, conduzidos pela sabedoria e simplicidade de Frei Donato Bücker; lembramos os que aqui se tornaram cristãos, foram crismados, se casaram, foram ungidos e desenvolveram sua vida cristã dentro de movimentos e congregações. Fizemos memória também dos que aqui frequentaram (e frequentam), dos que construíram sua vida cristã na fidelidade da participação diária e dominical. Não podíamos deixar de trazer também para perto do nosso coração os mais de 50 anos de festa de Santo Antônio, cuja tradição se manteve graças à Pia União de Santo Antônio. Essa festa não só se traduziu como evento religioso, mas, essencialmente, como resultado social e caritativo. Alegramo-nos por todos os frades que aqui viveram a sua vocação e aqui deram parte de seus dias e de seu entusiasmo, particularmente, os guardiães e párocos. Era necessário também fazer jus aos falecidos de todos os tempos: frades, irmãos e irmãs desta Comunidade. Essa Porciúncula de ontem, dos começos, foi muito eloquente e viva.

Olhamos também para o presente: tão rico e variado quanto o ontem da Porciúncula, seu hoje traduz-se em forma de muitos movimentos, grupos, pastorais, serviços e Ministérios. Ressaltamos o grande número de voluntários presentes nos serviços religiosos e sociais: uma bênção e uma oportunidade. Sentimo-nos felizes por contarmos, hoje, com espaços renovados, amplos, adequados às exigências de novos tempos, fruto do empenho desta Comunidade de hoje. Agradecemos os meios e instrumentos úteis e eficazes, cultivados desde o ontem dessa Porciúncula: o PORCIÚNCULA, o site — que já está de cara nova — e, mais recentemente, sua página no facebook.

Sonhamos com a Porciúncula de amanhã, construída sobre o presente de suas opções, de seu empenho e de suas decisões: os ideais de Francisco e Clara precisam estar muitos presentes, as exigências dos novos tempos, conduzidos pela sabedoria e simplicidade de um Papa Francisco, os programas e planos pastorais da Igreja local e da própria Paróquia. O presente é um grande tempo de sonhos. Que todos nós, crianças, jovens, adultos e anciãos, possamos dar continuidade às marcas franciscanas indispensáveis de Paz e Bem!

Nosso ano celebrativo ainda se estenderá por mais tempo. A Trezena de Santo Antônio trará para junto de nós e para nossa oração e reflexão os desafios de uma Paróquia renovada, comprometida e viva.

Que a bênção do Senhor Jesus nos auxilie a levar avante a obra iniciada por nossos irmãos e irmãs de ontem e de hoje. Amém.

 

Frei Salésio Hillesheim 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.