NO CÉU, EM CORPO E ALMA

No coração da salvação realizada por Jesus está uma mulher pequena, simples, acolhedora, solidária, divina e humana, Maria Santíssima. Igual a nós em tudo, inclusive em corpo e alma, exceto como nos diz a Igreja, no pecado original. É celebrada hoje em sua integridade, corpo e alma, como a mulher da eternidade, Maria do céu, na glória do Pai, com seu Filho Jesus.

Estranhamos um pouco quando se diz que Maria está no céu em corpo e alma. O certo é que temos que entender que corpo e alma formam um todo. E não nos é difícil entender que corpo é mais do que um amontoado de células, ou um conjunto de sistemas que dão a nós um perfil a que chamamos carne ou vida. Corpo é o olhar, a destreza dos dedos do artista ou de cada um de nós, a generosidade das mãos, a agilidade dos pés, a palavra, a audição, o dobrar dos joelhos, o suor, a lágrima, a luta, o calor humano que recebemos e damos, o beijo de afeto e de estima, a mútua comunhão.

Alma é interioridade humana em todas as suas expressões de abertura, de acolhida, de reverência, de incorruptibilidade, de esperanças e realizações, de fé e amor. Inseparável, aqui, do corpo, ela dá plenitude aos nossos atos e ações. Alma e corpo são assim uma totalidade.

O céu é justamente a dimensão maior de plenitude, que incorpora a totalidade de todo o nosso ser, que carrega todas as nossas afirmações (sim) e todas as nossas negações (não), nosso corpo e nossa alma. É o abraço eterno na plenitude daquele por quem todas as coisas foram feitas e em quem tudo se plenifica.

É assim que vemos Maria Santíssima, a Senhora da Glória. Tendo vivido em plenitude todas as suas dimensões, Deus concedeu a ela a realização de seu sonho derradeiro e eterno que brotou de seus lábios e de seu coração, de sua caminhada e de suas esperanças, de suas dúvidas e de suas entregas. Ela foi salva em corpo e alma. Integrada a Deus em corpo e alma. Não seremos também nós salvos em corpo e alma?

Assim, do jeito de Maria, somos redimidos e salvos não apenas em nossa alma. Somos redimidos em nossa plenitude. Maria é nossa luz na peregrinação que fazemos de corpo e alma pelos caminhos da terra e pelas almas dos irmãos e irmãs.                
                                                                                             Frei Salésio Hillesheim

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print