Newsletter

Notícias da Paróquia › 24/02/2020

Missões Franciscanas da Juventude

As Missões Franciscanas da Juventude 2020 aconteceram entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro em Xaxim, Santa Catarina. Nossa paróquia enviou 16 missionários para viverem dias de aprendizado, convivência fraterna e troca com a comunidade local. O tema central das missões foi o Cuidado com a Casa Comum, baseado na Encíclica do Papa Francisco, Laudato Sí’.

As místicas relembrando as tragédias de Mariana e Brumadinho, as queimadas nas Florestas e os agrotóxicos que contaminam os alimentos gerando doenças reforçaram o pedido do nosso Papa para que cuidamos do nosso planeta.

A cultura Catarinense dominou com músicas tradicionais, comida e recepções calorosas por toda a comunidade. Depois dos dias de formação, com palestras e oficinas, na Paróquia São Luiz Gonzaga, no Centro de Xaxim, os jovens foram encaminhados para as comunidades de Xaxim, Marema, Lajeado Grande e Entre Rios.

A jovem Sara Kahwage, da Jornada de Jovens da Porciúncula, afirma que as Missões transformam a realidade. “Com a missão entendemos esse mundo tão plural com coisas lindas, mas também com contraste grande de desigualdade social, racial, étnica, e junto disso vários problemas ambientais.”

No domingo, 02 de janeiro, a Missa de Encerramento contou com a presença dos 800 jovens missionários e com todas a comunidades que participaram da MFJ; os Frades que participaram das Missões e o Vigário Provincial, Gustavo Medella, que presidiu a Celebração. Em sua homilia Frei Gustavo reforçou que é preciso ter o olhar da Paz e Bem: “E certamente vamos encontrar Jesus muitas vezes, muitos dias, todos os dias, se tivermos sempre esse olhar que a paz, que aqui adquirimos, nos propicia e nos proporciona”.

O local da próxima missão já foi revelado, será em Lages, Santa Catarina.  Agora os nossos missionários seguem para missão em nossa paróquia, com seus grupos, para compartilharem tudo que viveram em Xaxim

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.