1º Domingo da Quaresma – 18/02/18

Primeira leitura (Gênesis 9: 8-15)

8 Deus disse a Noé e aos seus filhos com ele: 9 “Eis que eu estabeleço a minha aliança com vós e com a tua progênera futura, 10 e com toda a alma viva que te acompanha: os pássaros, o gado e todos os vermes que estão lá. com você, com tudo que saiu da arca, todos os animais da terra. 11 Eu estabeleço a minha aliança com você, e toda a carne não será mais abatida pelas águas do dilúvio, nem haverá mais inundação para destruir a terra. ” 12 Deus disse:” Este é o sinal da aliança que, para as gerações dos perpetradores Coloco entre mim e você e toda alma viva que o acompanha: 13Coloco meu arco nas nuvens, e servirá como sinal da aliança entre mim e a Terra. 14 Quando eu forjar a terra sem nuvens, o arco será visto nas nuvens, 15 e lembrarei da aliança entre mim e você e toda alma viva, toda a carne, e não haverá mais enchentes para exterminar toda a carne.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

_____________________________________________________

Responsório (Sl 24)

– Seus caminhos, Senhor, são piedade e lealdade para aqueles que mantêm sua aliança

– Seus caminhos, Senhor, são piedade e lealdade para aqueles que mantêm sua aliança

– Senhor, ensina-me os teus caminhos, ensina-me nos teus caminhos: que ele ande com lealdade; Ensine-me, porque você é meu Deus e Salvador.

– Lembre-se, Senhor, que a sua ternura e sua misericórdia sejam eternas. Lembre-se de mim com piedade, pela sua bondade, Senhor.

– O Senhor é bom e é justo, e ensina o caminho aos pecadores; Ele faz a caminhada humilde com justiça, ele mostra seu caminho para os humildes.

_______________________________________________________

Segunda leitura (1Pd 3,18-22)

18 Para Cristo também, para nos levar a Deus, morreu uma vez pelos pecados, o justo para os injustos, mortos na carne, vivificados no espírito. 19 No espírito, ele também foi para pregar aos espíritos encarcerados, 20 uma vez incrédulos, quando a paciência de Deus os aguardava, nos dias em que Noé estava construindo a Arca, em que poucas, oito pessoas, foram salvas. através da água; 21 para isso agora corresponde ao batismo que o salva e isso não consiste em remover a sujeira do corpo, mas em pedir a Deus uma boa consciência através da Ressurreição de Jesus Cristo 22. que, tendo ido ao céu, ele está na mão direita de Deus, e os Anjos, Dominações e Poderes estão sujeitos a ele.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

_______________________________________________________

Evangelho (Marcos 1: 12-15)

– O Senhor esteja com você.

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com São Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

12 Então o Espírito o empurrou para o deserto, 13 e permaneceu no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Ele estava entre os animais do campo e os anjos o serviram. 14 Depois que João foi entregue, Jesus foi para a Galiléia; e proclamou a Boa Nova de Deus: 15 “O tempo foi cumprido e o Reino de Deus está próximo; converte e acredite nas Boas Novas “.

– Palavra de Salvação.

— Glória a vós, Senhor.