Newsletter

Notícias gerais › 17/04/2015

Empresário promove almoço em prol da Construção da Nova Catedral

Almoço com Nossa Senhora de Fátima

Almoço com Nossa Senhora de Fátima

No dia 03 de maio, às 13h, ocorrerá no Clube Português, o “Almoço com Nossa Senhora de Fátima”. O evento promovido pelo empresário Senhor Fernando (Nando) dono da rede de supermercados Nando tem o objetivo de captar recursos para a execução do projeto da nova Catedral de Niterói. O convite é individual e pode ser adquirido com a equipe da Nova Catedral, que fica de plantão nas Missas do final de semana, ou na Arquidiocese de Niterói (Rua Gavião Peixoto, 250, sobreloja, Icaraí, Niterói – telefone: 3602 – 1700).

Segundo o organizador quem adquirir o convite irá saborear pratos tradicionais portugueses: bacalhau com brócolis; vinho verde adega de monção; douro porca de murça e bolinho de bacalhau. No local ainda haverá sorteios de brindes, destaque para o sorteio de 1 viagem para Portugal, também terão estandes de degustação e uma apresentação musical.

“Participar deste projeto é fazer parte de uma missão de amor e fé. A estrutura de uma catedral reserva espiritualidade e celebração. Sinto-me orgulhoso em contribuir para essa causa”, Ilustra o empresário Nando.

Sobre o projeto

nova_catedral_mProjeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, a Nova Catedral São João Batista terá capacidade interna para 5 mil pessoas; capacidade externa para 15 mil, além de um espaço cultural multiuso para exposições e eventos, arquivo histórico, livraria, ossuário e um altar externo para grandes celebrações.

Os projetos de arquitetura e estrutural necessários para o início da obra já estão finalizados e encontram-se na etapa final de aprovações nos órgãos competentes (secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente de Niterói). Assim que a licença final de implantação do projeto for autorizada será iniciada a construção, segundo a equipe de gestão do projeto isso deve ocorrer até o próximo mês, quando será feita a terraplanagem e obras de fundação.

A previsão de término de construção da Nova Catedral é 2017. A equipe informa que depende, no entanto de “um orçamento físico-financeiro para que a obra caminhe dentro do planejamento estabelecido. E, para tal, é fundamental a participação de cada um de nossos fiéis através de doação financeira, serviços, materiais e etc”.

Quanto a valor total de investimento para a construção a equipe informou que “somente após o término de todos os projetos (arquitetura, estrutural e instalações) e da contratação efetiva das empresas responsáveis por cada etapa da obra, poderemos ser bastante precisos quanto a este valor. Por enquanto, podemos afirmar que já foram investidos na catedral em projetos e licenciamento, cerca de R$ 3 milhões, fruto das doações de cada um de nossos aproximadamente 15.000 doadores mensais em suas comunidades paroquiais. Todo o valor doado é direcionado integralmente ao projeto da Nova Catedral de Niterói. Já contamos também hoje com os recursos necessários para as obras de fundação da catedral, o que será muito importante para impulsionar definitivamente a realização do projeto e o engajamento de ainda mais doadores”.

A equipe aproveitou para explicar a origem do dinheiro que será utilizado na construção dessa “Obra de Fé”. Disse Adriano da comissão de gestão do projeto: “Nesta primeira etapa, os recursos obtidos são originados basicamente do trabalho das paróquias nas comunidades buscando o engajamento dos fiéis na campanha, doações de pessoas físicas e empresas, financeiras, serviços ou em materiais para a obra, e eventos com arrecadação em prol da nova catedral. Todo o clero está engajado neste propósito e o trabalho da equipe de voluntários tem sido fundamental para a divulgação do projeto”.

Ele explicou ainda que a próxima etapa, após a aprovação completa do projeto e início das obras, “será buscar patrocínios de empresas com contrapartida em incentivo fiscal (Lei Rouanet), uma vez que trata-se de um mais equipamento também cultural pertencente ao Caminho Niemeyer, com teatro, museu, salão de exposições, livraria, arquivo histórico, etc, e projeto tombado pelo IPHAN. Há também a possibilidade da empresa patrocinar o projeto com retorno direto à exposição e valorização da sua marca junto a 2,5 milhões de pessoas que compõem a Arquidiocese de Niterói que compreende 14 municípios entre Niterói e Búzios.”

Para contribuir ou ter outras informações, entre em contato com a Equipe de Projeto na Mitra Arquidiocesana através do telefone 3602-1700 ou e-mail: novacatedral@arqnit.org.br.

fonte: arqnit.org.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.