DEUS É MISERICORDIOSO


As leituras que vamos refletir, neste quarto domingo da Quaresma, (2Cr.26, Ef.2.4 e Jo.3,14) é a história do perdão e do amor de Deus. Segundo Paulo, Apóstolo, em sua Carta aos Efésios: “Deus é rico em Misericórdia”. O amor proclamado no Evangelho: “eu vim para salvar e para que todos tenham vida”. Essa é a feliz notícia que o Evangelho proclama: oferta de vida e salvação por Deus a todo que crê no seu Filho, Jesus Cristo. A resposta do homem é de aceitação ou de recusa, salvação ou perdição. A última decisão será do homem. Deus oferece vida e salvação.

Cristo, enviado pelo Pai é sinal do amor fiel e gratuito. Deus mantém a sua oferta de vida e salvação sempre, mesmo correndo o risco de ser rejeitado, desrespeitado e até desprezado pelo homem, cuja liberdade o Criador respeita. A salvação consiste segundo o próprio Cristo: “amar a Deus acima de todas as coisas ao próximo como a si mesmo”. Pelo fato que Deus é Amor, Ele só pode nos amar. O amor de Deus é anterior ao nosso, porque por amor Ele nos criou. Fomos criados à sua imagem e semelhança. Somos filhos do Amor e da Misericórdia divina.

Os frutos do Espírito Santo e da presença de Deus são: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a benevolência, a fé, a mansidão, a misericórdia. Alegrar-se com os que se alegram pelo bem, chorar com os que choram pela perda ou pela dor. Se fazer presente e não apenas dar presentes. Amar e não apenas ser amado. Se dar e não apenas querer receber. Ser misericordioso. Obrigado Senhor porque nos criaste por Amor. Porque queres a nossa salvação. Porque nos iluminas e nos mostra o Caminho. Porque és tudo, o que somos e temos. Obrigado senhor. Amém.

Frei Sergio Pagan

Paz e Bem!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print