“Dai a César (…) Dai a Deus…”

 “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” com esta sábia resposta concluiu-se o Evangelho de Mateus 22,15-21, do 29º domingo do Tempo Comum. A questão que os interlocutores trazem a Jesus é complexa e não pode ser simplesmente respondida com sim ou não, com simplificações superficiais, com preconceitos. Ou ter as motivações descritas na passagem bíblica: “apanhar Jesus em alguma palavra”, ou por “maldade”, ou “preparar uma armadilha”. Trata-se se é lícito ou não pagar imposto? Trata-se da relação fé e política; da relação da Religião e Estado; da relação entre o poder de Deus e do mundo? Encontramo-nos diante de realidades distintas, mas não distantes.

A resposta dada por Jesus é sábia e ao mesmo tempo complexa, como é próprio do tema. Para atraírem a simpatia de Jesus fazem o seguinte elogio: “Mestre sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixar influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências”. A pergunta veio a Jesus como uma armadilha e qualquer resposta que fosse óbvia cairia na armadilha. A resposta de Jesus não é uma maneira elegante de se esquivar da pergunta-armadilha, mas coloca o problema em outro nível abrindo novas perspectivas inéditas e impensáveis. A resposta de Jesus vai no caminho da verdade, pois somente ela é fundamento seguro. Que significa devolver a César o que é dele e a Deus o que é de Deus?

A resposta de Jesus, certamente, exclui dois extremos: a tentação teocrática e a tentação espiritualista. A tentação teocrática é entrar no limite do que é de César que pode até dar resultados positivos, mas com o tempo terá efeitos negativos, pois todas as mediações e estruturas são limitadas e com o tempo ficam superadas. A tentação espiritualista leva a recolher-se ao isolamento intimista e progressivamente vai distanciando-se do serviço da justiça, da paz, da esperança.

Jesus pede uma moeda e pergunta “de quem é a figura e a inscrição da moeda?” Respondem que é “de César”. Simbolicamente na moeda está expresso o poder temporal.  Fazendo uso da moeda revelam que necessitam dela para viverem na sociedade. Jesus reconhece a legitimidade e a autonomia da esfera civil e política. Como também declara que é legítimo, além de ser um dever humano pagar impostos. Isto é, devolver a moeda a quem ela pertence.

Também afirma que é preciso dar a Deus o que lhe pertence. Um autor anônimo, do início do cristianismo, escreve: “A imagem de Deus não está gravada no ouro, mas no gênero humano. A moeda de César é de ouro, a de Deus é a humanidade (…) Portanto, concede a tua riqueza material a César, mas conserva para Deus a inocência singular da tua consciência, onde Deus é contemplado (…) Com efeito, César pediu que a sua imagem fosse gravada em cada moeda, mas Deus escolheu o homem, que Ele mesmo criou, para refletir a sua Glória”.

O ser humano está assinalado com a imagem de Deus, portanto é seu eterno devedor. Nenhum poder, pessoa pode desfigurar a marca que homem possui, ser imagem de Deus. Santo Agostinho, comentando esta passagem do Evangelho, escreveu: “Se César reclama a própria imagem na moeda, não exigirá Deus do homem a imagem esculpida nele?”

Estamos diante de realidades distintas, mas não distantes. É importante ter presente duas coisas: primeiro, Deus não exime o homem de suas responsabilidades; segundo, o poder de César não pode ser divinizado.

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print