Newsletter

Notícias gerais › 10/11/2018

Criada a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos

Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos é criada para fomentar o tema do Humanismo Solidário no país

No dia 11 de outubro de 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi criada a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos. A criação deu-se no contexto do Ano Nacional do Laicato e do I Congresso Brasileiro de  Humanismo Solidário na Ciência, acontecido entre 09 e 11 de outubro, na mesma instituição. Na sequência, apresentamos o seu histórico, propósito e organização.

Motivações da criação da Sociedade

A penúltima atividade do Congresso possibilitou um grande Painel Científico, onde foram discutidas as possibilidades de encaminhamentos das indicações, feitas pelos congressistas, nas mesas temáticas, que relacionavam os desafios ao Humanismo Solidário e às suas áreas de conhecimento. Nesta oportunidade, diversos participantes solicitaram a criação de um espaço que pudesse favorecer o estudo e a promoção da reflexão do Humanismo Cristão nas diversas áreas de conhecimento, bem como, acompanhamento pastoral dos mestres e doutores reunidos.

Após as atividades de encerramento do Congresso, houve uma reunião entre os participantes interessados, ocasião em que foi criada a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos. Para D. João Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, “este é o marco relevante do encontro, pois a criação de um dispositivo que reúna cientistas e intelectuais viabiliza o diálogo ‘fé e razão’ na relação com a academia, e abre perspectivas para a valorização do humanismo solidário que muito tem a contribuir para a sociedade brasileira”.

Atribuições da Sociedade

A sociedade será uma forma de agremiar mestres e doutores de inspiração cristã que desenvolvem estudos, pesquisas e trabalhos, a partir do Humanismo Solidário. A sociedade pretende reunir a intelectualidade cristã no país, e oferecer um acompanhamento pastoral aos cientistas que vinham desenvolvendo os seus trabalhos de modo isolado. Segundo o Prof Everthon de Souza Oliveira, presidente da Sociedade, “a criação deste organismo permite trazer grandes contribuições acadêmicas e pastorais para a Ciência e a Igreja. A proposta abre um espaço de discussão sobre a evangelização nos centros de pesquisa no país e sobre a relação entre as ciências e a fé cristã. Além de apresentar os valores cristãos para a prática científica, tais como a visão integral do ser humano e responsabilidade social da ciência, é importante discutir os significados das descobertas científicas para a nossa fé”.

Para oferecer encaminhamento ao proposto, foi criada uma comissão interina que funcionará no prazo de até dois anos. A comissão terá a responsabilidade de organizar os estatutos, estruturar a Sociedade, atrair novos membros, oferecer os encaminhamentos às indicações surgidas nas mesas temáticas do Congresso, e colaborar na realização do próximo II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, que acontecerá na Universidade Católica do Salvador na Bahia, no ano de 2020.

Comitê Executivo

Na ocasião foi eleito e empossado o comitê executivo foi composto por Prof Everton de Souza Oliveira (presidente), Prof Deivid Carvalho Lorenzo (Vice-Presidente), Prof Humberto Silvano Herrera Contreras (Secretário) e Prof Angélica da Silva Reis (Tesoureira). O comitê técnico foi composto por Profa Sumaia Midlej Pimental Sá (representante das Ciências da Vida), Prof Tiago de Freitas Paulino (representante das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares) e Prof Marcelo Pereira Marujo (representante das Ciências Humanas).  O conselho Teológico foi composto por Dom João Justino de Medeiros Silva, Monsenhor Antônio Luiz Cantelan Ferreira, Pe. Francisco Agamenilton Damascena e Padre Danilo Pinto dos Santos.

Maiores informações sobre a Sociedade dos Cientistas Católicos podem ser encontradas nas seguintes páginas: www.culturaeducacaocnbb.com  e www.humanismonaciencia.com.br/congresso2018

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.