Contemos as graças e glórias de Maria

nsra_gravida_1216“Na verdade, bendita és tu entre as mulheres, pois transformastes em bênção a maldição de Eva fazendo com que Adão, abatido pela maldição, fosse por ti erguido e abençoado. Não verdade, bendita és tu entre as mulheres, pois sem a contribuição de um homem, produziste o fruto que trouxe a bênção sobre a terra, redimindo-a da maldição que só produzia espinhos. Na verdade, bendita és tu entre as mulheres, porque, embora simples mulher, te tornaste verdadeiramente Mãe de Deus, por teres dado à luz o que é Deus” (São Sofrônio de Jerusalém)

“Ó Virgem santíssima, que encheste de espanto os exércitos angélicos! Prodígio estupendo nos céus; o tálamo virginal acolhendo o Filho de Deus! Prodígio estupendo nos céus: o Senhor dos anjos se tornou o filho da Virgem! Os anjos acusavam Eva; agora cobrem Maria de glória, pois ergueu Eva de sua queda, e fez entrar no céu Adão que fora expulso do paraíso. É ela a medianeira do céu e da terra, nela se realizou a sua união (Santo Epifânio).

“Felizes sois também vós, que ouvistes e acreditastes, pois toda alma que possui a fé concebe e dá à luz a Palavra de Deus e conhece suas obras. Esteja em cada um de vós a alma de Maria para engrandecer o Senhor: em cada um esteja o espírito de Maria para exultar em Deus. Embora segundo a natureza haja uma só Mãe de Cristo, segundo a fé o Cristo é fruto de todos; pois toda alma recebe o Verbo de Deus desde que, sem mancha e libertada do pecado, guarda a castidade com inteira pureza” (Santo Ambrósio).

 

Frei Almir Guimarães

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print