“Ateísmo” é tema central do curso dos Bispos 2018

O tema central do 27º curso anual para os Bispos brasileiros, que teve início hoje, dia 22 de janeiro e se estende até o dia 26 de janeiro, é “O Ateísmo – Formas atuais e desafios à evangelização”. O curso, que começou no governo pastoral do Cardeal Eugenio Sales, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ocorre sempre no mês de janeiro, ocasião em que os Bispos têm a possibilidade de passar uma semana de oração, estudos, descanso e lazer, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Rio Comprido, Rio de Janeiro.

Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o encontro terá como conferencistas, professores internacionais e nacionais, especialistas no tema. São eles: Monsenhor Fernando Ocáriz, Padre Rafael José Stanziona de Moraes, Professor Francesco Botturi; Frei Francisco Paton, OFM, Custódio da Terra Santa.

O Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio, publicou hoje, no site da Arquidiocese, um artigo intitulado “Ateísmo hoje”, no qual ressalta que o tema é muito interessante, e ajudará os bispos, em um tempo de tantas contestações e dificuldades, a evangelizar, principalmente, nas grandes cidades, diante de um sistema de comunicação que costuma interpretar as manifestações religiosas pejorativamente.

“A Igreja, ao defender a fé em Deus e a nossa pertença a Ele, não quer de modo algum tirar do homem o que lhe é devido, para atribuir a Deus, o que seria uma alienação grave. Ao contrário, a Igreja quer o bem do homem. E entende que esse bem está relacionado à abertura que todos nós temos para Deus. Desse modo, a relação com o divino, longe de mutilar o homem ou de submetê-lo a uma servidão, vem ao encontro do seu desejo mais profundo de felicidade e eternidade, e o liberta, para realizar-se como ser que vive na imanência e é, constitutivamente, aberto à transcendência”.

O Arcebispo do Rio finaliza seu artigo, dizendo: “O humanismo integral defendido pela Igreja é uma posição que respeita o homem em todas as suas dimensões. Sem esquecer de que o homem é ser no mundo, na matéria, no tempo e na história, não nega a sua abertura para o Absoluto. Possa a Palavra da fé ajudar-nos a não tirar do nosso horizonte o que constitui a mais rica expressão do homem: a relação com Deus”.

O site da Arquidiocese de Niterói irá acompanhar o curso, trazendo sempre um resumo do que está acontecendo no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, entre os dias 23 e 26 de janeiro.

 

Fonte: site da Arquidiocese de Niterói 

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print