Newsletter

Notícias da Paróquia › 18/04/2015

Assembleia discute Carta Pastoral

assembleia_180415_06Na última quarta-feira, 15/04/2015, ocorreu a nossa Assembleia Paroquial. Essa Assembleia veio em resposta à solicitação do nosso Arcebispo Dom José Francisco que, em “Carta Pastoral para a Arquidiocese de Niterói”, nos convida a preparar nosso caminho de construção do Reino através das assembleias paroquiais, vicariais e arquidiocesana.

Segundo a mesma carta pastoral, a assembleia “é uma convocação dos representantes das paróquias e comunidades para refletir sobre a direção da vida pastoral”. Nas palavras do Arcebispo, as assembleias são “uma oportunidade de escuta daquilo que o Cristo Senhor quer para nossa Igreja, através daquilo que as pessoas, nas paróquias, percebem como melhor caminho para responder aos apelos da Graça, hoje”.

O caminho é longo e o aprendizado decorrente dele pode ser profundo e profícuo. O trabalho foi desenvolvido a partir de três prioridades definidas pela Arquidiocese: acolhida, formação e missão. Na nossa comunidade começamos ouvindo as diversas pastorais e movimentos acerca da sua percepção sobre esses três temas. As contribuições coletadas foram sistematizadas em um documento base que foi utilizado como subsídio para o trabalho da Assembleia.

Na Assembleia foram formados 7 grupos que após extensa discussão escolhia um tópico para cada uma das prioridades da Arquidiocese. Em seguida, o trabalho dos grupos foi apresentado em plenária onde se buscava produzir as sínteses que se transformariam na posição da Paróquia, a ser levada para a Assembleia Vicarial.

Como se pode ver, ser fiel à missão que nos foi dada pelo Senhor Jesus, requer trabalho, planejamento e muita perseverança. O nosso Arcebispo introduz, muito pertinentemente, a temática das Assembleias na sua carta pastoral com a parábola do “Bom Samaritano”, que não mediu esforços para fazer o bem. Somos chamados a agir da mesma forma!

Emmanuel Paiva de Andrade
Pastoral da Comunicação