Alegria e esperança

A tônica do terceiro domingo do Advento é a alegria na esperança pela vinda do Messias. As leituras bíblicas de hoje: o profeta Isaías 61 e o apóstolo Paulo na Carta aos Tessalonicenses no capítulo 5, 16-24 destacam a alegria pela vinda do Senhor. Enquanto o evangelista João nos fala do último profeta, João Batista, que veio anunciar a chegada do Messias: “eu sou a voz que clama no deserto e vim preparar o caminho do Senhor”.

A alegria proclamada neste terceiro Domingo do Advento, não é a alegria superficial e mundana de final de ano, com muita comida e bebida. Menos ainda a alegria do consumismo das compras e festas. É a alegria da paz interior, na espera do recém-nascido numa manjedoura, na humildade de uma gruta. É a alegria pela vinda do Filho amado do Pai: o Menino Jesus de Belém.

Quais seriam as personalidades ou profetas do Advento? Certamente diríamos: João Batista, Isaías e José e Maria. Os quatro maiores personagens além de todos os profetas do Antigo Testamento que prepararam a vinda do Messias. Hoje somos nós que preparamos a vinda do Senhor. De que maneira? Em primeiro lugar pela oração, pelo silêncio interior, lembrando a atitude de Maria. Maria e José também nos ensinam que devemos ir ao encontro de quem precisa de nós, como eles foram à casa de Isabel até a chegada de João Batista.

Dizíamos acima que nossa preparação para o Natal começa pela oração, as novenas e segundo lugar: sair de si mesmo, da busca dos próprios desejos e interesses e ir ao encontro de quem precisa de nós. Começando dentro de nossa casa e dentro de nossa família. Não esquecendo dos idosos, dos frágeis dos abandonados e necessitados. Todas que vivem pelas ruas e praças, estrebarias hodiernas, por falta de amor e de um lar acolhedor.

Diante da minha realidade o que estou fazendo para minimizar o sofrimento do meu irmão carente? A alegria interior nasce quando deixamos os nossos interesses, esquecemos do nosso eu, nosso egoísmo e vamos ao encontro do Menino, não mais de Belém, mas do menino interior que deseja ser visto, cuidado e amado. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “eu vi, senti compaixão e cuidei”. Aqui está o sentido do Advento. Ver não apenas com os olhos, mas com o coração.

Natal é tempo de preparar o coração, para que o Menino de Belém, possa entrar e fazer morada. Sentiremos paz e alegria. Poderemos proclamar como Isaías hoje: “exulto de alegria no Senhor e minha alma rejubila no meu Deus”. Queremos recordar ainda as palavras de Paulo Apóstolo hoje: “vivei sempre alegres, orai sem cessar”. A esperança e a fé nos preparam para a grande festa da alegria: Natal. A vinda do Menino de Belém ao nosso coração, ao nosso lar e à nossa Comunidade é a esperança que nos fortalece para vivermos um Santo e Feliz Natal.

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print