A Palavra de Deus protege a vida

À luz da Palavra de Deus, poderíamos nos perguntar: Quais são as realidades presentes na sociedade de hoje que ameaçam a vida e as famílias? Creio que cada um de nós, a partir da sua experiência de vida, da sua sensibilidade em relação à vida do outro, ou do seu compromisso com o Evangelho, poderia citar uma série de realidades que ameaçam a vida, dom de Deus, em nossa sociedade.

Diante do nosso compromisso com a Palavra de Deus, não podemos deixar de cuidar e nos preocupar com a vida, a família, a Casa Comum e os valores que preservam a vida em todas as idades e realidades. As ameaças que afrontam a vida não estão somente da porta de casa para fora. Elas podem, muitas vezes de forma sutil, estar dentro de casa, no seio da família, e vão minando todo o ambiente familiar. Elas podem, muitas vezes, causar nos pais a sensação de que não conseguem proteger e fazer crescer os filhos num ambiente sereno e de respeito, onde cada um encontra seu espaço e a vida de todos é valorizada, protegida e respeitada.

No dia a dia nós corremos o risco de nos fixar nos nossos conceitos e preconceitos, nos fechar na nossa auto-suficiência e não ouvir o que a Palavra de Deus tem a nos dizer de novo, ou não atendemos o convite que o Senhor Jesus continuamente nos faz, para segui-lo como discípulos e discípulas. Ele nos desafia a nos afastarmos das nossas falsas seguranças, para retomarmos continuamente o caminho da conversão, renovados pela misericórdia do Pai.

Para isso, se faz necessário ter um coração aberto à Palavra de Deus, para saber acolher o convite que o Senhor Jesus nos faz nos passos da vida. Ele nos faz continuamente o convite para vivermos a vida, dom de Deus, com a dignidade de filhos e filhas amados do Pai.  Mas para dar esse passo, precisamos, com a graça de Deus, deixar de lado ou nos esvaziarmos da nossa auto-suficiência, que nos leva à indiferença, para acolhermos o convite do Senhor, de sermos novas criaturas renascidas em Cristo Jesus.

Que a Palavra de Deus alimente a nossa vida de fé, para que possamos caminhar com passos firmes no caminho da vida e na peregrinação para a casa do Pai. Que nos acompanhe também a Mãe de Jesus, a quem pedimos: Ó Maria, tu que acolheste o anúncio do Arcanjo Gabriel, ensina-nos a acolher o que Jesus nos diz através da sua Palavra e da sua Igreja; ensina-nos a amar sem medidas; ensina-nos a perdoar os nossos irmãos e irmãs, tendo presente a grandeza e a misericórdia do Pai, que nos perdoa porque nos ama; ensina-nos a proteger e amar a nossa família, como amaste e protegeste a Sagrada Família de Nazaré, e a defender a vida, porque ela é dom Deus.

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print