A oração do coração livre e filial

Respondendo aos discípulos, que pediram a Jesus que lhes ensinasse a rezar, como faziam os mestres, o Senhor lhes apresenta o Pai nosso na versão recolhida por São Lucas, mais antiga e simples não contendo os dois últimos pedidos sobre a tentação e a libertação do mal. No entanto, Jesus teve como intenção, não dar tanto uma fórmula padrão, mas uma atitude, uma postura de oração diante do Pai, pois a grande Boa Nova que veio trazer foi um relacionamento, confiante e carinhoso, com o ABBA (Paizinho).

Isto é essencial para compreendermos a oração cristã, não estamos prostrados, como seres insignificantes, pedindo coisas como se estivéssemos na ante-sala de um rei ou prefeito, mas de um Pai que nos escuta com amor misericordioso e, sempre, nos dá mais do que pedimos. Por isso, a oração do Pai nosso é profundamente transformante e torna-se um programa de vida, levando-nos à conversão e à missão. Ela consegue estabelecer um diálogo que, partindo do Pai nosso (não apenas meu), nos faz enxergar que somos membros de uma família de filhos e irmãos, compartilhando generosamente o pão e o perdão de cada dia.

O Pai nosso é uma oração filial e comunitária, que nos faz sonhar e agir acolhendo o Reino, buscando sua justiça maior e, com perseverança, curar e restaurar todos os relacionamentos e estruturas na perspectiva do Plano de Deus, para que seu senhorio alcance a todas as nações, pessoas e criaturas.

Conscientes da dádiva desta oração, chamada de dominical, por ser ensinada pelo próprio mestre divino, celebremos seu poder inspirador e sua profunda espiritualidade, capaz de tornar-nos, como filhos de Deus, em instrumentos de paz, perdão e reconciliação, afastando os males do ódio, da divisão e da discórdia. Cada vez que rezamos, com fé viva, o Pai nosso, a Providência divina se aproxima e o Reino se torna mais presente. Louvado seja Deus!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print