Newsletter

Destaques › 07/01/2022

A festa do Batismo

            Hoje encerramos o tempo do Natal. O Batismo de Jesus no Rio Jordão dá início à sua vida pública. Até os 30 anos, Jesus viveu em Nazaré e depois iniciou sua missão nas águas do Rio Jordão, ao ser batizado por João Batista, o precursor. João apresenta-O aos seus discípulos: “eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. Deus Pai apresenta o seu Filho Jesus no momento do Batismo: “Tu és o meu Filho amado”.

            Jesus sai do anonimato da pequena Nazaré para a vida pública em Cafarnaum, junto às águas do Mar da Galileia ou Mar de Tiberíades. Tudo começa com o Batismo. No Batismo se revela a Trindade: o Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santificador. Jesus não precisaria passar pelo Batismo, mas Ele o faz, mostrando que este é o caminho da salvação.

            O Batismo é uma decisão de fé. É uma escolha: quero ser cristão? O Batismo é o reconhecimento que não somos apenas humanos, mas temos uma origem e destino divino. O Batismo concede ao cristão a tríplice missão: ser Profeta do Senhor, ser Sacerdote da Aliança com Deus e ser Rei da Criação. Não nascemos cristãos. O Batismo nos torna cristãos e filhos de Deus. Deixamos o mundo pagão da escuridão e das trevas; e pelo Batismo, buscamos o Reino da luz, da salvação.

            Só Deus pode nos libertar de nós mesmos. Não pode, porém, nos salvar sem o nosso consentimento e a nossa participação. Deus espera pela nossa resposta de Fé, pelo Batismo. É uma decisão tomada pela família: a Igreja Doméstica. Pelo Batismo ingressamos numa nova família, a família dos filhos de Deus. Através do Batismo somos incorporados ao Corpo Místico de Cristo. Somos irmãos em Cristo.

            Pelo Batismo se dá um novo nascimento. Se já havíamos nascidos como seres humanos, filhos da carne, pelo Batismo, nascemos pelo Espírito e nos tornamos além de humanos, divinos, filhos de Deus: “Este é o meu Filho amado”.

            O Batismo foi o último pedido de Cristo antes de subir aos Céus: “ide e batizai, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mateus, 28,20).

Frei Sergio Pagan

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X